Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa que atinge cerca de 35% dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Quando não tratada adequadamente, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o aparecimento de doenças vasculares, que podem causar graves complicações ao paciente.

Ouça este conteúdo:

Apesar de ser considerado um problema de saúde pública, um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, em parceria com 40 instituições do mundo, revelou que metade dos brasileiros não sabem que sofrem com a doença. Entre os que têm conhecimento de sua condição, metade utiliza medicamentos, mas somente 45% desse grupo têm a pressão controlada.

Para abordar os perigos da hipertensão para sua saúde vascular, realizamos uma entrevista com o Dr. Gilberto Galego, cirurgião vascular e endovascular da Coris, que explica como a doença pode afetar a saúde do paciente. Confira!

Quais doenças podem estar relacionadas à hipertensão?

O Dr. Gilberto começa explicando que a hipertensão tem relação direta com doenças arteriais: “Uma das causas da hipertensão é o estreitamento da artéria renal. Quando a gente se depara com pacientes que possuem hipertensão, muitas vezes, a causa é justamente a doença na artéria renal.”

Ele ainda explica como a hipertensão age no sistema arterial: “Quando é um fator de risco para uma doença arterial, a hipertensão vai estreitando a artéria até provocar entupimento e impedir a passagem de sangue. Já os sintomas sempre vão depender da região onde isso aconteceu”, completa.

Por isso, a hipertensão é um fator de risco para doenças arteriais. Conheça as principais doenças que estão relacionadas à esta condição!

Infarto do miocárdio

O Dr. explica que uma das manifestações iniciais da hipertensão é a angina ou infarto do miocárdio, causado pelo estreitamento das artérias que conduzem o sangue ao coração. Isso ocorre porque a hipertensão faz com que as artérias não consigam levar o oxigênio e nutrientes necessários ao coração, resultando na angina ou infarto. 

AVC hemorrágico

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é causado pelas contínuas agressões que a hipertensão provoca nas paredes dos vasos, uma vez que impede a correta circulação de sangue na região cerebral. Com o aumento da pressão dentro das artérias do cérebro, elas podem se romper e, com isso, causar o AVC  hemorrágico, uma condição potencialmente fatal.

AVC isquêmico

A isquemia cerebral ou AVC isquêmico acontece quando há diminuição ou ausência de fluxo sanguíneo para o cérebro. O Dr. explica como a pressão alta pode ocasionar a doença: “Se o entupimento causado pela hipertensão for numa carótida, que é uma artéria que leva sangue pra cabeça, o paciente pode ter uma isquemia cerebral”.

Insuficiência renal

A hipertensão também pode comprometer o bom funcionamento dos rins e causar insuficiência renal. Isso ocorre porque as lesões ocasionadas nas paredes das artérias, em decorrência do aumento da pressão, resulta na perda progressiva da função excretora do órgão. 

Como se prevenir?

A melhor maneira de evitar doenças vasculares causadas pela hipertensão é realizar o controle da pressão alta com medicamentos. Além disso, o ideal é cortar alimentos ricos em sódio, manter uma alimentação saudável, controlar o peso corporal e praticar exercícios físicos regularmente.

O Dr. Gilberto ressalta que também é preciso combater a condição que está causando a hipertensão: “Se ela é causada pelo estreitamento da artéria renal, tratando essa artéria você controla a hipertensão. Às vezes é uma doença do rim, já que o rim pode liberar hormônios que aumentam a pressão. Por isso, é importante verificar a causa da hipertensão”, afirma. 

Ele finaliza alertando sobre a importância do acompanhamento médico: “Como a hipertensão é doença silenciosa, a partir dos 40 anos é importante fazer uma consulta regular com um clínico geral ou cardiologista para atestar a saúde vascular do paciente.”

Quer ler mais artigos como este? Acesse nosso blog e nos siga no Facebook e Instagram para acompanhar nossos conteúdos!

Material escrito por:
Cirurgião Vascular e Endovascular - CRM 4874 / RQE 10553

O Dr. Gilberto Galego é membro da equipe Coris Vascular. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1988) e concluiu o seu doutorado em Cirurgia na Universidad Autonoma de Barcelona (1992). É professor adjunto da UFSC, cirurgião vascular e endovascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Marque a sua consulta com o Dr. Galego aqui na Coris Vascular! Fone: (48) 3322-1043 | (48) 9.8842-6181 (Whatsapp)   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR