eco-doppler-exame-vascular_1-100

Exames, especialmente aqueles feitos com o auxílio de imagens, são fundamentais na hora de identificar uma doença e tratá-la. É nessa categoria que está o Eco doppler, importante exame para o diagnóstico e tratamento das doenças vasculares. 

Ouça este conteúdo:

Continue a leitura para saber o que é o Eco doppler, como se preparar para ele e conhecer as doenças que podem ser tratadas com a ajuda desse exame vascular —  e entenda por que seu médico o pediu. Além disso, contamos também a evolução dos exames de diagnóstico por imagem até que eles chegassem na tecnologia que é o Eco doppler. Boa leitura!

A evolução do diagnóstico por imagem

A história da evolução do diagnóstico clínico por imagem começa com a radiografia simples. Foi com a descoberta dos raios X, no final do século XIX, que ela se tornou uma realidade. A primeira radiografia da história foi feita pelo físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, no ano de 1895. Seu funcionamento é relativamente simples: o corpo absorve os raios emitidos e cria uma representação em 2D que é lida por um detector.

A radiografia contrastada, por sua vez, é a primeira evolução da radiografia simples. Ela faz uso de um composto químico para melhor visualizar certas áreas específicas. Há três tipos dessa radiografia: articular, REED e enema opaco. Outro exame similar é a angiografia, sua diferença é ser realizada para visualizar especificamente o fluxo da rede vascular.

Seguindo a história do diagnóstico por imagem, temos a tomografia computadorizada, que emite quantidades maiores de raio X, criando, assim, uma imagem computadorizada do local examinado. Pelo fato de a radiação ser comprovadamente prejudicial, soluções que não façam o seu uso — ou façam em menor quantidade — começaram a ser uma prioridade. Foi assim que a ressonância magnética surgiu.

Através da combinação de magnetismo com uma radiação não ionizante, a ressonância se tornou a tecnologia de ponta para avaliação das áreas muscular, de articulações e encéfalo. Seu sistema consiste na movimentação de átomos no corpo, que, por sua vez, geram as imagens que aparecem no computador.

Chegamos, por fim, à ultrassonografia. Dispensando completamente a radiação ionizante e os agentes de contraste nefrotóxicos, ela emite ondas sonoras de alta frequência para gerar as imagens que são examinadas.

Eco doppler: o que é?

O Eco doppler é uma modalidade de ultrassonografia, tendo o diferencial de ser um exame específico para avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos de diferentes áreas do corpo. A partir do uso do efeito doppler, o procedimento usa o eco gerado por essas ondas ultrassônicas de alta frequência, com a intenção de visualizar as estruturas internas do organismo em tempo real, criando imagens em 3D.

Quais doenças podem ser diagnosticadas com o exame?

Existe uma série de doenças vasculares que podem ser diagnosticadas por meio do Eco doppler. Confira as mais comuns: 

  • Aterosclerose: lento e gradual entupimento das artérias;
  • Aneurisma: dilatação de uma parte do músculo cardíaco ou da aorta;
  • Trombo: coágulo de sangue que se forma em um vaso sanguíneo;
  • Embolia: causada por um êmbolo, massa de material que fica presa em um vaso ao tentar se mover através de vasos;
  • Varizes: veias salientes, com mau funcionamento. Podem causar outras doenças.

Como se preparar para o exame?

É comum surgir algumas dúvidas em relação aos preparos e aos cuidados pós exame. Aqui, eles não são muitos. Quando o assunto são os preparos, a recomendação é que o paciente evite fumar até 2 horas antes do exame, visto que a fumaça faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, podendo interferir no exame.

Quanto aos cuidados, eles costumam não ser necessários, pois o exame é seguro e indolor. Porém, caso haja alguma necessidade, seu médico irá passar as orientações.

Por fim, pode-se afirmar com certa segurança que seu médico pediu a realização de um Eco doppler porque esse exame vascular é altamente eficaz na detecção dessas doenças que citamos acima. É possível que ele queira confirmar se você possui alguma delas, permitindo que o tratamento ideal seja feito o mais breve possível para garantir sua saúde vascular.

Gostou deste texto? Está precisando fazer um Eco doppler também? 

Este exame vascular é uma das especialidades da Coris Medicina Vascular. Você pode agendar o seu Eco doppler em Florianópolis e com toda a facilidade que nós oferecemos. Basta entrar em contato pelo WhatsApp e fazer seu agendamento!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR