cuidados-pre-operatorios-para-a-cirurgia-de-varizes

A cirurgia de varizes é um procedimento indicado para tratar as veias varicosas, que são veias doentes, alongadas e tortuosas. Por isso, quando aparecem, é indispensável tratá-las, já que evita o aparecimento de complicações futuras. Felizmente, tanto a cirurgia de varizes, quanto outros tratamentos importantes, são capazes de eliminar o problema de maneira eficiente.

Se o especialista indicou a necessidade de realização da cirurgia, é preciso ter em mente que trata-se de um procedimento cirúrgico, implicando em atenção diferenciada. Por isso, antes de entendermos os cuidados pré-operatórios, é importante saber como funciona a cirurgia de varizes.

Como é feita a cirurgia de varizes?

O procedimento cirúrgico para varizes retira as veias doentes que prejudicam a circulação sanguínea. Dessa forma, a cirurgia permite uma melhoria da drenagem venosa dos membros inferiores, sendo capaz de aliviar os sintomas e dores, além de impedir que o quadro da doença evolua.

Atualmente, a cirurgia de varizes pode ser acompanhada do laser endovenoso para tratamento das veias safenas. Esse procedimento é bem menos invasivo e dispensa cortes maiores, geralmente necessários em cirurgias convencionais. Com isso, a técnica cirúrgica sugere menos incômodo e um tempo de recuperação menor, o que facilita o retorno para as atividades diárias.

Vejamos a seguir informações importantes sobre o preparo para esse procedimento.

Qual a melhor maneira de se preparar para a cirurgia de varizes?

Para que não haja complicações na cirurgia de varizes e o resultado seja o melhor possível, é importante atentar-se aos cuidados pré-operatórios do procedimento. Observe:

  • após a decisão da cirurgia, o médico solicitará os exames pré operatórios, como avaliação cardiológica, eletrocardiograma, hemograma, glicemia, creatinina e coagulograma, é necessário que todos os exames solicitados sejam feitos, para autorizar a realização da cirurgia;
  • é importante retirar os pelos da perna antes do procedimento, a depilação deverá ser feita com antecedência indicada pelo cirurgião vascular;
  • as meias elásticas indicadas pelo médico deverão ser adquiridas, pelo menos, uma semana antes do procedimento e devem ser utilizadas pelo paciente no período de recuperação do pós-operatório;
  • o paciente deverá informar ao médico todos os medicamentos utilizados, assim como as alergias que possa ter;
  • no dia do procedimento também é importante levar todos os exames realizados;
  • a cirurgia deverá ser realizada com o paciente em jejum, inclusive de ingestão de água;
  • é fundamental que o paciente vá ao procedimento acompanhado ou, pelo menos, tenha ajuda ao sair da clínica.

Qualquer tipo de varizes poderá ser tratado com cirurgia?

Nem todos os tipos de varizes podem ser tratados por meio do procedimento cirúrgico. O tratamento dependerá do estado da veia que será tratada. Por isso, é fundamental que o paciente realize uma avaliação com um médico cirurgião vascular, que irá indicar o melhor tratamento para cada situação.

A cirurgia é a única opção para as varizes?

Caso o paciente não tenha indicação para o procedimento cirúrgico, o profissional indicará outras formas de tratamento. Atualmente, existem maneiras menos agressivas e invasivas para o tratamento de varizes, possibilitando também uma rápida recuperação. Por isso, é imprescindível que o paciente faça o acompanhamento com um médico especializado, pois só um profissional poderá avaliar cada caso individualmente e recomendar a melhor maneira de tratar cada indivíduo.

Gostou do artigo? Compartilhe com quem busca informações sobre as varizes.

Material escrito por:
Cirurgião Vascular - CRM 16481/ RQE 14117 e 14116

Formado em Medicina  pela  Universidade  do  Vale  do  Itajaí  (2010). Especialista em Cirurgia  Geral e Cirurgia  Vascular no Hospital  Universitário Professor  Polydoro  Ernani  de  São  Thiago  -  (UFSC)  Florianópolis  SC. Atua com Angiorradiologia  e Cirurgia  Endovascular  na  CORIS  Medicina  Avançada.   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR