Inofensivas em um primeiro momento, as microvarizes podem causar muito mais do que apenas desconforto estético. Quando o quadro evolui, o paciente apresenta maiores riscos de desenvolver complicações graves se o problema não for tratado. Para evitar que isso aconteça, a microcirurgia de varizes é o procedimento mais indicado para tratar varizes de pequeno porte e garantir saúde e qualidade de vida ao paciente.

Ouça este conteúdo:

Por serem assintomáticas em grande parte dos casos, muitos pacientes não dão a devida atenção às microvarizes e acabam comprometendo ainda mais a correta circulação sanguínea. A boa notícia é que a microcirurgia de varizes é um procedimento simples e muito eficaz no combate às microvarizes ou varizes que estão nos estágios iniciais.

Com a ajuda do Dr. Gilberto Galego, cirurgião vascular e endovascular da Coris, trouxemos as principais informações que você precisa saber sobre a microcirurgia de varizes. Acompanhe!

Como o procedimento é realizado?

Considerado minimamente invasivo, o Dr. explica que o procedimento é bastante simples: “Realizamos microincisões no trajeto da veia varicosa, através de um gancho cirúrgico, para retirá-la. Em seguida, aplicamos uma pomada para aproximação das bordas para melhorar a cicatrização”. Em alguns casos, é possível associar o procedimento com óxido nitroso para o maior conforto do paciente.

A microcirurgia é realizada com anestesia local e dispensa a aplicação de suturas ou pontos na região operada. O procedimento possui duração média de 30 minutos. Durante o pré-operatório, é recomendado que o paciente faça um jejum de 4 horas antes da intervenção.

Para quais casos o tratamento é indicado? 

A microcirurgia de varizes é indicada para pacientes que possuem veias varicosas de pequeno e médio porte localizadas nas camadas mais superficiais da pele e que desejam combater o problema por questões estéticas ou de saúde. No entanto,vale lembrar que o procedimento mais recomendado só pode ser determinado por um médico especialista.

Quais os cuidados no pós-operatório?

O pós-operatório da microcirurgia de varizes é bastante tranquilo e dispensa grandes cuidados especiais, conforme explica o Dr. Gilberto: “No dia da intervenção recomendamos aplicação de gelo no local da cirurgia e o uso de meias de compressão. O paciente pode retomar as atividades habituais a partir do segundo ou terceiro dia”, finaliza.

Existe alguma contraindicação?

Por se tratar de um procedimento simples com anestesia local, a microcirurgia pode ser indicada para, praticamente, todos os pacientes. Contudo, existem algumas contraindicações: “O procedimento deve ser evitado em pacientes com história de alergia aos anestésicos locais, que sofrem com alguma doença descompensada ou apresentam algum grau de isquemia ou falta de circulação no membro a ser operado”, esclarece o Dr. Gilberto.

As varizes podem voltar?

Sim. Os fatores genéticos que causam as varizes ainda não têm cura, e como o tratamento não combate a causa do problema, as varizes podem voltar a aparecer. Contudo, a adoção de hábitos de vida saudáveis após o procedimento evita, significativamente, a reincidência do problema. 

Quer saber mais sobre varizes? Acesse nosso blog e confira mais artigos sobre o tema. E acompanhar nossas dicas, novidades e conteúdos, siga-nos no Facebook e Instagram.

Material escrito por:
Cirurgião Vascular e Endovascular - CRM 4874 / RQE 10553

O Dr. Gilberto Galego é membro da equipe Coris Vascular. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1988) e concluiu o seu doutorado em Cirurgia na Universidad Autonoma de Barcelona (1992). É professor adjunto da UFSC, cirurgião vascular e endovascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Marque a sua consulta com o Dr. Galego aqui na Coris Vascular! Fone: (48) 3322-1043 | (48) 9.8842-6181 (Whatsapp)   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR