a-importancia-da-angiologista-para-o-corpo-humano -100

As doenças de caráter circulatório tiveram a sua origem com o aparecimento do homem sobre a terra. Com exceção do infarto do miocárdio, que acomete clinicamente os animais, as demais doenças relacionadas com a circulação sanguínea e linfática têm sido exclusivas do homem. É através da angiologia que este tipo de problema pode ser diagnosticado e, por consequência, tratado.

Ouça este conteúdo:

A angiologia tem seu início como ciência quando os estudiosos das patologias cardiocirculatórias chegaram à conclusão de que era tarefa extremamente difícil e de pouca praticidade abarcar sob a mesma égide “cardiovascular” as doenças que acometiam a circulação venosa, arterial e linfática.

Dentro deste contexto, foi estabelecido que era necessário haver uma divisão entre as doenças cardiovasculares, que seriam subordinadas à cardiologia, e as demais enfermidades circulatórias à nova ciência denominada de Angiologia.

O que a angiologia trata?

A angiologia, portanto, tem sua esfera de ação nas doenças de caráter circulatório. Ela procura excluir-se daquelas que envolvem o coração, estando sob sua área de atuação as enfermidades que acometem as artérias, veias e os vasos linfáticos.

Dentro de uma visão prática, inclui, como exemplo, as doenças venosas, principalmente:

  • varizes dos membros inferiores;
  • tromboses;
  • úlceras;
  • telangiectasias ou microvarizes.

As doenças das artérias têm sido motivo de muito estudo. A aterosclerose, nas suas diversas formas e localizações, tem sido a prima-dona dentro deste contexto. Fala-se e escreve-se sobre as enfermidades angiológicas, como:

  • isquemia cerebral;
  • isquemia dos membros inferiores;
  • gangrenas;
  • úlceras isquêmicas;
  • claudicação intermitente;
  • amputações de membros.

Portanto, a angiologia tem tido nestes últimos anos um papel importante, como ciência e arte, na vanguarda das pesquisas inerentes à circulação. Os avanços na pesquisa têm se traduzido numa melhora do tratamento dessas enfermidades e, como consequência, na melhora da qualidade da vida dos pacientes.

Angiologista x Cirurgião vascular: há diferença?

É muito comum não saber qual a diferença entre o angiologista e o cirurgião vascular, já que ambos são especialistas na saúde vascular. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o que as diferencia é a abordagem terapêutica, uma vez que, o cirurgião vascular está apto a realizar tratamentos cirúrgicos.  

Um angiologista é o médico especializado no estudo e na prevenção de doenças vasculares e suas consequências. O tratamento feito pelo médico angiologista é baseado no uso dos medicamentos recomendados, na realização de atividades físicas e na mudança de hábitos de saúde no geral. A angiologia é uma das especializações da medicina.

Um cirurgião vascular, por sua vez, tem sua atuação mais específica. Como o próprio nome sugere, ele é especializado na cirurgia vascular. Ele é quem faz o tratamento cirúrgico dos seus pacientes, adotando os métodos sobre os quais já falamos por aqui, incluindo o Clacs e crioescleroterapia, por exemplo.

Alguns cuidados relacionados à saúde vascular

No pior dos casos, o médico vascular — seja ele um angiologista ou um cirurgião vascular — estará pronto para fazer o atendimento, diagnóstico e tratamento. Mas o melhor sempre é a prevenção. É por isso que existem alguns cuidados que devem ser tomados por todos que querem manter uma boa saúde vascular. Dentre eles, podemos citar:

  • evitar o tabagismo;
  • ter uma alimentação balanceada e com poucas gorduras;
  • evitar o sedentarismo;
  • realizar atividades físicas pelo menos três vezes por semana;
  • evitar o uso de remédios que alteram o fluxo sanguíneo (como os anticoncepcionais, por exemplo);
  • visitar um médico vascular regularmente.

Contamos com um equipe médica formada por docentes e especialistas em saúde vascular em constante atualização. Fornecemos tratamento angiológico e vascular em Florianópolis para todos que estão precisando colocar sua saúde em dia. 

Agende sua consulta com um angiologista em Florianópolis com os especialistas da Coris! Você pode nos contatar tanto por e-mail quanto por WhatsApp!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR