dicas-para-melhorar-a-circulacao-sanguinea

O fluxo sanguíneo é uma das principais funções vitais do nosso corpo. É por meio do sangue que todos os órgãos, sistemas e tecidos recebem o oxigênio e nutrientes necessários para funcionar corretamente e contribuir com nossa saúde de maneira geral. Nesse sentido, adotar hábitos que visam melhorar a circulação sanguínea é de fundamental importância para preservar a vitalidade e qualidade de vida, até mesmo para pessoas jovens e saudáveis.

Você já parou para pensar no que tem feito para melhorar a circulação sanguínea de seu corpo? Por mais que você acredite que esteja saudável, adotar medidas preventivas é muito mais seguro e eficaz do que  buscar tratamento especializado quando uma doença vascular estiver em curso.

Para te ajudar nessa missão, preparamos 5 dicas que contribuem para melhorar a circulação sanguínea. Acompanhe!

Qual a importância da circulação sanguínea?

A saúde vascular possui a função de manter o correto fluxo sanguíneo para todas as regiões do nosso corpo, fornecendo a quantidade adequada de sangue para que as estruturas que necessitam de circulação sanguínea – como tecidos e órgãos – possam trabalhar em constante harmonia com todo o organismo.

Para que isso seja possível, a circulação sanguínea realiza o transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e células de defesa para todo o corpo através das artérias, veias e vasos capilares. Além disso, a circulação sanguínea contribui para retirar substâncias que não são úteis ou saudáveis para a atividade das células de nosso corpo. 

Quais sinais indicam problemas de circulação?

Qualquer problema que afete o correto fluxo do sangue pode comprometer o funcionamento do organismo e trazer graves complicações para a saúde. Por isso, é importante se atentar para os sintomas que indicam problemas circulatórios e buscar a adoção de hábitos saudáveis que ajudam a melhorar a circulação sanguínea quanto antes.

Geralmente, os problemas circulatórios são causados por hábitos prejudiciais que dificultam o retorno do sangue venoso ao coração ou comprometem a passagem de sangue pelas veias e artérias. Quando isso acontece, nosso organismo responde com sinais de que há algo errado com o fluxo sanguíneo. Confira os principais sintomas que indicam problemas de circulação:

  • varizes;
  • inchaço nos membros inferiores;
  • dores nas pernas;
  • extremidades frias;
  • fraqueza muscular;
  • pele seca e escamosa;
  • dor abdominal;
  • problemas digestivos;
  • perda de memória;
  • dificuldade de concentração;
  • cansaço constante.

Como melhorar a circulação sanguínea?

Adotar hábitos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea traz benefícios tanto para pessoas saudáveis quanto para pacientes que já possuem algum tipo de doença vascular. Em casos mais simples, promover uma mudança no estilo de vida é considerado como tratamento inicial para combater problemas vasculares. Confira o que você pode fazer!

1 – Mantenha uma alimentação equilibrada

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma medida importante para promover o bom funcionamento de todo o organismo. Para a saúde vascular, especificamente, ingerir frutas, verduras e legumes ajuda no fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, além de ativar a circulação. Adotar uma dieta rica em fibras também é importante, já que ajuda a evitar alterações nas paredes das veias e diminui o acúmulo de toxinas no sangue.

2 – Pratique atividade física regularmente

Atividades físicas são excelentes aliadas para melhorar a circulação sanguínea. Desde uma simples caminhada diária até a prática de atividades aquáticas, movimentar o corpo – sobretudo os músculos da panturrilha – ajuda a favorecer o retorno do sangue ao coração e evitar que ele fique acumulado nos membros inferiores. 

3 – Não fique na mesma posição por muito tempo

Durante o expediente de trabalho, muitas pessoas tendem a ficar sentadas ou em pé durante um longo período. Esse hábito diminui o fluxo sanguíneo nos membros inferiores e aumenta o risco de varizes e problemas vasculares. Portanto, procure variar a posição ao longo do seu dia. Se você trabalha sentado, fazer pequenas caminhadas a cada duas horas é suficiente para melhorar a circulação sanguínea.

4 – Corte o cigarro

A nicotina e outras substâncias presentes no cigarro promovem uma diminuição na espessura dos vasos sanguíneos e, consequentemente, dificulta a passagem de sangue na região afetada. Além disso, o monóxido de carbono é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares, uma vez que diminui a concentração de oxigênio no sangue.

5 – Consulte um médico

Caso você note algum sintoma de má circulação sanguínea ou queira avaliar sua saúde vascular é fundamental buscar ajuda médica. Somente um profissional poderá oferecer um diagnóstico preciso e orientar sobre o tratamento mais adequado para seu caso. Lembre-se que fazer exames regulares e adotar medidas preventivas, seguindo as orientações médicas, é o melhor caminho para evitar qualquer tipo de problema vascular. 

Quer conferir mais dicas de saúde vascular? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram e Youtube para ficar por dentro de nossas novidades. Até a próxima!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR