qual-a-melhor-epoca-para-tratar-as-verizes

Uma dúvida muito comum nos consultórios de cirurgia vascular é se há uma melhor época para tratar as varizes, que se caracterizam por veias anormais que não desempenham, de forma correta, a função de retorno sanguíneo.

Felizmente, hoje em dia, existem diversas técnicas para tratar as varizes e diminuir as possibilidades de que a doença se agrave. Mas será que existe um momento mais adequado para tratar as varizes?

Quando é a melhor época para tratar as varizes?

A grande maioria dos angiologistas e cirurgiões vasculares indica que a melhor época para tratar as varizes é durante o inverno. Isso é justificado por alguns motivos práticos:

  • tratar as varizes no inverno diminui a exposição das equimoses temporárias (manchas roxas) aos raios solares, diminuindo a chance de manchas hipercrômicas;
  • utilizadas tanto para a prevenção quanto para o tratamento das varizes, as meias elásticas, por serem grossas e quentes, são menos incômodas quando utilizadas no inverno.

O que são varizes e como se formam?

As varizes se caracterizam por veias anormais e dilatadas, que podem ocasionar sensação de “queimação” e cansaço nos membros inferiores, local mais comum para o surgimento do problema.

As varizes ocasionam a sensação de que as pernas parecem “pesadas”. Geralmente, este sintoma vem acompanhado de inchaço, em especial ao redor dos tornozelos, mas tendem a melhorar com a elevação das pernas.

O incômodo se intensifica quando o indivíduo permanece longos períodos em pé ou sentado. Além disso, ao se expor a altas temperaturas, próximo ao período menstrual ou durante a gestação, também haverá maior incidência deste sintoma. A seguir, entenda como as varizes podem ser tratadas.

Tratamentos para as varizes

Para tratar as varizes, é fundamental procurar um cirurgião vascular. O profissional irá verificar quais são os cuidados necessários para devolver ao paciente uma circulação venosa saudável.

Dentre as maneiras de tratar as varizes, podemos citar o tratamento clínico, para as varizes mais superficiais, que podem ser corrigidas por meio das seguintes prescrições:

  • intervenção medicamentosa;
  • elevação dos membros inferiores;
  • uso de meia compressora;
  • indicação de alterações nos hábitos de vida, como o controle do peso e a prática de exercícios físicos regulares.
Qual é o melhor tratamento para varizes?

Tratamento para as “aranhas” vasculares

No caso das telangiectasias ou chamadas “aranhas” vasculares, outros tratamentos poderão ser sugeridos. São eles:

  • escleroterapia: atua por meio da injeção de um líquido esclerosante, que elimina a veia doente e a inutiliza;
  • crioescleroterapia: utiliza a escleroterapia congelada a aproximadamente 40 graus negativos, destruindo a parede interna do vaso sanguíneo doente;
  • laser transdérmico: utiliza determinado tipo de luz para aquecer o sangue e promover a contração da veia doente, causando a sua oclusão.

E as veias mais calibrosas, como são tratadas?

Para tratar as varizes mais calibrosas e visíveis, ou seja, aquelas que elevam a pele, podem ser indicados os seguintes tratamentos, sendo necessário analisar cada caso separadamente:

  • escleroterapia com espuma;
  • laser endovenoso;
  • cirurgia convencional.

Ficou interessado nos tratamentos indicados neste artigo? Entre em contato com a nossa equipe para marcar uma consulta!  

Material escrito por:
Cirurgião Vascular - CRM 17157/ RQE 12550

Cirurgião  vascular formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. Especialista em Cirurgia Vascular (AMB / SBACV). Especialista em Ecografia Vascular com Doppler (AMB - SBACV / CBR). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Atua com Cirurgia Vascular e Endovascular e Ultrassonografia Vascular com Doppler com ênfase em tratamento de doenças venosas/flebologia estética.   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR