As artérias carótidas e vertebrais são responsáveis por transportar o sangue do coração até o cérebro. Com uma função destas, é inegável a importância que elas têm na manutenção de algumas das ações mais básicas e importantes do nosso corpo. Sendo assim, é preciso cuidar muito bem delas, e o exame EcoDoppler é a melhor forma de prevenção neste caso.

Ouça este conteúdo:

Se você não sabe exatamente o que é o exame EcoDoppler de carótidas e vertebrais nem EcoDoppler no geral, não se preocupe! Este texto que a Coris preparou para hoje foi feito especialmente para você. Explicaremos como o exame funciona e porque ele é essencial. Confira!

Definindo o exame EcoDoppler

O exame EcoDoppler é um derivado da ultrassonografia que, por sua vez, usa o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar as estruturas internas do organismo em tempo real. O EcoDoppler tem o diferencial de ser específico para avaliação do fluxo dos vasos sanguíneos de diferentes áreas do corpo.

No caso ainda mais específico do EcoDoppler de carótidas e vertebrais, ele é um exame que avalia as artérias vertebrais e as artérias carótidas comuns, internas e externas. Sua principal função é identificar a existência de placas de ateroma (gordura) obstruindo alguma destas artérias. Através da avaliação do fluxo sanguíneo, é possível encontrar — em caso de existência — obstruções tanto na área examinada quanto um pouco antes ou depois dela.

Como o exame é feito?

A realização do EcoDoppler é similar à do ultrassom. O radiologista responsável posiciona a sonda na região que será avaliada — neste caso, nas artérias carótidas e vertebrais — e ela, conectada a um equipamento, permite a obtenção das imagens, que são observadas em tempo real e podem ser avaliadas na mesma hora.

As imagens também podem ser capturadas e guardadas para consultas futuras, tanto em caráter de comparação quanto para serem enviadas a outro médico.

Pelo fato de ser um exame não invasivo e indolor, o EcoDoppler pode ser feito em pessoas de qualquer idade, incluindo crianças. Como ultrassonografias não usam radiação, o exame também pode ser feito em gestantes sem nenhum problema. Ele também é barato e rápido, sendo concluído em cerca de 20 minutos.

Quando deve ser feito?

A principal orientação é que o exame seja solicitado, especialmente, em dois casos: quando o paciente apresenta o índice de gordura no sangue muito elevado ou quando o paciente se queixa de tonturas e desmaios.

Por outro lado, explicamos acima como o exame é feito e mostramos que ele é indolor, além de não ser invasivo, ser rápido e ter um baixo custo. Na prática, isso quer dizer que os médicos podem solicitá-lo também para seus pacientes que não apresentam os sintomas descritos caso julguem necessário.

Por que fazer o EcoDoppler?

Apenas entre os anos de 2000 e 2010, quase 65 mil pessoas com menos de 45 anos foram vítimas de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e vieram a óbito. E não para por aí: a cada três mortes por acidente cardiovascular, duas são em decorrência do AVC, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Uma das causas mais recorrentes do Acidente Vascular Cerebral é justamente o acúmulo de gordura nas artérias carótidas. Isso porque elas são o principal canal de fluxo sanguíneo do arterial que vai do coração ao cérebro. Se elas estiverem obstruídas, o sangue não chega ao cérebro como deveria e a consequência é o AVC.

Como o exame EcoDoppler é capaz de permitir ao médico responsável uma avaliação das carótidas e vertebrais, ele também possibilita um diagnóstico precoce em caso de existência de placas de ateroma. Dessa forma, é possível agir com prevenção, combatendo o problema antes que ele se torne muito maior ou irreversível. 

Por fim, o exame EcoDoppler de carótidas e vertebrais não chega a exigir nenhuma espécie de preparo para ser realizado. Ele não só é essencial para identificar, prevenir e combater diversos problemas graves, como também não pede quase nada dos pacientes.

Gostou do nosso conteúdo? Então veja mais e acompanhe o trabalho da Clínica Coris seguindo as nossas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram e YouTube!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR