tratamento-de-vasinhos-o-que-e-o-clacs

O constante avanço tecnológico para lidar com as doenças vasculares possibilitou diversas opções de tratamento para a saúde vascular. Mas você sabe o que é o CLACS? Continue lendo para  descobrir por que essa técnica tem sido tão utilizada para o tratamento de varizes.

Ouça este conteúdo:

Os vasinhos, ou teleangiectasias, são vasos sanguíneos dilatados na superfície da pele e podem se caracterizar como um sinal de varizes subjacentes ou de uma doença vascular.  Embora pareça apenas uma questão estética, eles estão indicando uma limitação na circulação venosa. Por isso, é importante conhecer os tratamentos disponíveis para cuidar dessa condição.

Nesse artigo, veremos como funciona o tratamento CLACS, também conhecido como laser transdérmico, uma combinação de métodos mais rápidos e seguros que tratam vasinhos ou veias arroxeadas.

Você sabe o que é o CLACS?

CLACS é a abreviação de Crio laser crioescleroterapia, que é um dos tratamentos mais  modernos e eficazes para corrigir o problema dos vasinhos. O procedimento combina a aplicação de laser transdérmico — caracterizado por pulsos de luz que atuam aquecendo o sangue e ocluindo os vasos — com a técnica de escleroterapia, que atua por meio de uma solução injetada dentro dos vasinhos.

A energia emitida pela luz do laser destrói a parede do vaso doente sem danificar a pele. Em seguida, é aplicada a glicose, finalizando o processo de oclusão das varizes. Durante a aplicação do laser, é utilizado um aparelho que resfria a pele. Este equipamento sopra o ar a temperaturas bastante baixas (-20 °C), evitando lesões na pele em decorrência do aquecimento e gerando alívio do desconforto pelo efeito da analgesia térmica.

Assim como outros tratamentos para doenças vasculares, o CLACS é feito em sessões. No entanto, enquanto tanto a crioescleroterapia quanto o laser transdérmico, sozinhos, exigem um número elevado de sessões, aqui a situação já é bem diferente. Dependendo do caso, é possível que uma sessão apenas seja suficiente. Quase sempre os resultados já começam a aparecer depois da primeira sessão.

Ainda assim, não é sempre que somente uma sessão será o suficiente para considerar o tratamento completo. Qualquer que seja o seu caso, você receberá orientações diretas do seu cirurgião vascular. A única orientação é que as sessões devem ser realizadas com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

tratamento-de-vasinhos-o-que-e-o-clacs_2-100

Vantagens de usar o procedimento CLACS e cuidados a serem tomados

No momento em que se opta pelo procedimento CLACS é importante se atentar a algumas vantagens que essa técnica oferece. Confira:

  • é uma técnica segura e pouco invasiva;
  • o procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico;
  • as atividades rotineiras podem ser retomadas imediatamente;
  • em muitos casos, esse é um tratamento que evita a necessidade de cirurgia;
  • possui efeitos duradouros;
  • consiste em um procedimento capaz de diminuir o número de sessões necessárias para que a melhora visual dos vasinhos seja atingida.

Se você já pesquisou pelo menos um pouco sobre tratamentos para os vasinhos, sabe que os cuidados a serem tomados depois da operação são tão importantes quanto a própria. Entre eles, podemos citar o uso de meias de compressão elásticas e  evitar o contato com o sol.

No caso do CLACS, por outro lado, isso quase não existe. Afinal, como citamos, todas as atividades de rotina do paciente podem voltar a ser realizadas logo após o procedimento, sem a necessidade de maiores cuidados pós-operatórios — que não sejam os habituais de prevenção.

É necessário lembrar que a escleroterapia não é um procedimento apenas estético, mas uma indicação para a melhora da circulação sanguínea. Os cuidados com as varizes influenciam na qualidade de vida dos pacientes, pois evitam dores e desconfortos nas pernas, além de complicações mais sérias.

A importância da ajuda profissional

Para iniciar o tratamento com o CLACS, é preciso que o angiologista ou cirurgião vascular faça uma avaliação completa do paciente. Por isso, é indispensável a consulta a um médico especializado na saúde vascular, o profissional mais indicado para sugerir o melhor tratamento, respeitando a individualidade e objetivos de cada paciente.

Caso você esteja com problemas com vasinhos ou varizes de pequeno calibre, não demore para tratá-las. Entre em contato com um profissional de confiança e previna problemas mais sérios da circulação sanguínea.

A Coris, por exemplo, além de contar com médicos vasculares competentes, de confiança e com experiência, tem o CLACS como parte da sua estrutura tecnológica, com o objetivo de levar tratamentos vasculares de ponta para Florianópolis.

Se você busca tratamento com CLACS em Florianópolis, conte com a Coris! Agende ainda hoje seu tratamento para vasinhos conosco através do WhatsApp ou por nossa página de contato!

Material escrito por:
Cirurgião Vascular - CRM 17157/ RQE 12550

Cirurgião  vascular formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. Especialista em Cirurgia Vascular (AMB / SBACV). Especialista em Ecografia Vascular com Doppler (AMB - SBACV / CBR). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Atua com Cirurgia Vascular e Endovascular e Ultrassonografia Vascular com Doppler com ênfase em tratamento de doenças venosas/flebologia estética.   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR