Você sabia que a saúde vascular é imprescindível até para nossas atividades diárias mais simples e está em plena atividade mesmo quando estamos dormindo? Ela desempenha a função de transportar o sangue para as células do corpo, por meio dos vasos sanguíneos, levando oxigênio e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Além disso, é responsável por outras funções vitais, como a remoção de toxina dos tecidos, transporte de hormônios e defesa imunológica.

Ouça este conteúdo:

Para saber mais sobre a saúde vascular, tão importante para garantir o bem-estar e qualidade de vida, listamos 3 coisas que você precisa saber sobre ela. Confira!

1. O que compõe o sistema vascular?

Existem três tipos principais de vasos sanguíneos que fazem parte do sistema vascular: veias, artérias e capilares. Para entender melhor a importância de cada um no sistema vascular, vamos explicar mais detalhadamente a função que eles desempenham em nosso corpo.

Veias

As veias são responsáveis por conduzir o sangue venoso dos tecidos e órgãos para o coração. O transporte do sangue é realizado de cima para baixo, e para garantir um único sentido de circulação, as veias contam com válvulas, que impedem o retorno do sangue às partes inferiores do corpo. 

Em relação à localização dentro do corpo humano, as veias podem ser profundas ou superficiais. No primeiro caso, como o próprio nome diz, elas estão localizadas em camadas mais profundas do nosso corpo; já as veias superficiais são subcutâneas e ficam localizadas logo abaixo da pele, sendo visíveis a olho nu. 

Artérias 

As artérias podem ser definidas como uma rede de vasos ramificados responsáveis por realizar o transporte do sangue arterial do coração para o corpo. Quando estão funcionando perfeitamente, as artérias são capazes de manter o fluxo sanguíneo constante para diferentes partes do corpo. 

O sangue é bombeado do ventrículo esquerdo, e a aorta, principal artéria do corpo humano, o distribui por todo o corpo. As artérias possuem uma espessura ramificada e vão se tornando mais finas conforme se distanciam do coração, dando origem às arteríolas, que também se ramificam, formando os capilares. Tudo isso permite que os tecidos e órgãos do corpo recebam a quantidade de sangue necessária para seu bom funcionamento. 

Capilares

Os capilares são vasos sanguíneos que possuem um diâmetro bem reduzido e são constituídos por uma camada de célula, que facilita a troca de substâncias que circulam pelo sangue. 

Quando o sangue chega nos capilares, exerce uma pressão responsável por liberar nutrientes e oxigênio, que vão ser absorvidos pelas células e auxiliar nas atividades corporais. 

2. Quais órgãos dependem da saúde vascular?

Apesar de ser relacionada mais rapidamente com os vasos sanguíneos, a saúde vascular não atua isoladamente no corpo humano. Alguns órgãos estão diretamente ligados a ela e precisam trabalhar em conjunto para garantir o bom funcionamento do organismo. 

Rins

Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar toxinas prejudiciais ao corpo humano. Devido a essa função primordial, todo o sangue precisa passar pelo rim e cerca de 20 a 25% de todo o sangue bombeado em cada batimento cardíaco vai diretamente para o rim. Além disso, os rins possuem um sistema próprio de vasos sanguíneos, em que as artérias presentes no órgão são capazes de recolher o sangue de outras artérias, fazendo com que o sangue recolhido seja direcionado para o filtrado renal, onde as toxinas e substâncias serão eliminadas na urina. 

Coração

O coração precisa de sangue para receber energia e oxigênio, que serão responsáveis por fazer com que o órgão desempenhe corretamente sua função de bombear sangue para todo o corpo. O sangue bombeado é fundamental para que veias, artérias e capilares possam levar oxigênio, nutrientes e outras substâncias importantes para a saúde do organismo como um todo. 

Pulmões

Os pulmões são responsáveis por realizar as trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Dessa forma, o órgão é capaz de oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo humano. 

Cérebro 

O cérebro possui um sistema de irrigação própria, mas necessita do sangue bombeado pelo coração para lhe fornecer oxigênio e nutrientes necessários para realizar suas atividades mais básicas. Para se ter uma ideia, a cada batimento cardíaco, cerca de 25% de todo o sangue vai para o cérebro. Para que o sangue possa circular corretamente pelo órgão, o cérebro é constituído de várias artérias que realizam a função de transportar o sangue arterial até a região.

3. Quais doenças são ligadas à saúde vascular?

Existe uma série de doenças que são relacionadas à saúde vascular e tratadas pelo angiologista ou pelo cirurgião vascular. Confira as principais:

E você, leitor, quando foi a última vez que fez um check up para saber como estava sua saúde vascular? Lembre-se que muitas doenças vasculares são silenciosas e, por isso, a realização de exames e a consulta médica é a melhor forma de manter sua saúde vascular em dia. 

Para realizar exames e tratamentos na área vascular, conte com a Coris. Temos uma equipe médica preparada para lhe atender. 

Gostou do nosso artigo? Não deixe de receber mais conteúdos como este. Nos siga no Facebook e Instagram e fique por dentro de nossas novidades. 

Material escrito por:
Cirurgião Vascular e Endovascular - CRM 14617 - RQE 7962

Especialista em Cirurgia Vascular (AMB/SBACV). Especialista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular (AMB/SBACV/CBR) e Ecografia Vascular com Doppler (AMB - SBACV/CBR). Atua com Cirurgia Vascular e Endovascular e Ultrassonografia Vascular com Doppler e como instrutor em cursos para especialistas.   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Do que você precisa? Veja todos os procedimentos realizados pela Coris Vascular.

PESQUISAR